Caraguatatuba foi selecionada pelo Ministério do Turismo para concorrer junto a outras quatro cidades brasileiras no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas”, desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (26).
Representando o município, a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha foi inscrita pela Secretaria Municipal de Turismo na etapa nacional por sua atuação no turismo de base comunitária, fundamentado na promoção da cultura caiçara e no desenvolvimento econômico pautado na proteção ambiental e dos fazeres e saberes tradicionais.
Sob a influência direta da Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Turismo, a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) foi orientada para atuar pelo ordenamento do turismo, garantindo o uso racional dos recursos ambientais e a proteção da biodiversidade costeiro-marinha que resultam na manutenção das funções sociais e culturais do território e em seu desenvolvimento sustentável.
Encontrou no turismo de base comunitária a possibilidade de gerar trabalho e renda complementar, especialmente importante em períodos de recuperação da produção ou de engorda dos moluscos. E, hoje, oferece mergulhos panorâmicos; passeios à Fazenda de Mexilhão da Vila (considerada a maior do Estado, sua produção em uma área de 36 mil metros quadrados pode chegar a 160 toneladas/ano); e organiza o Festival do Mexilhão.
Concorrerão também os municípios de Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Dona Francisca (SC) e Lomba Grande (RS). O resultado da seleção será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da OMT, que selecionará dois representantes para concorrer a premiação.
O prêmio promoverá os destinos turísticos por meio de um selo, representando e divulgando os destinos rurais com seus bens culturais e naturais, a preservação, valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Além disso, a OMT oferece um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
Para o prefeito Aguilar Junior, estar entre os municípios brasileiros só reforça o comprometimento que o Poder Público tem com a preservação ambiental e a valorização da cultura caiçara local. “Vamos torcer para que nosso município seja premiado e tenha esse destaque internacional que é de grande importância para o turismo da cidade”, disse.
Mais informações sobre a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha estão disponíveis no www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.
Foto: Divulgação/PMC