Representantes eleitos na 9ª Conferência Municipal de Saúde estiveram nos dias 29, 30 e 31 de maio na 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em Campinas (SP), com uma delegação composta por três delegados, sendo um de cada segmento.
Ariane Proença do Nascimento representou o município no segmento de usuário; Alexandra Maria Fonseca do Nascimento no segmento de trabalhador de saúde e Priscila Meyer no segmento do gestor.
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro Dia”, o objetivo do encontro foi preparar diretrizes para que o Estado de São Paulo contribua para o sucesso da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os debates preparatórios são essenciais para que os cidadãos que utilizam os sistemas de saúde locais contribuam na elaboração do Plano Estadual de Saúde de São Paulo.
Na ocasião, a representante do segmento do gestor, Priscila Meyer e Ariane Proença do Nascimento, do segmento de usuário foram eleitas para representarem o Litoral Norte na etapa nacional, que será de 02 a 05 de julho em Brasília (DF). Um trabalhador do município de Ilhabela também compõe a delegação do estado de São Paulo como membro do Litoral Norte.
A representante Priscila Meyer destaca que o controle social no SUS se dá por meio dos Conselhos de Saúde, em suas diversas modalidades, como o Conselho Nacional, Conselhos Estaduais e Municipais e em especial, nas Conferências de Saúde. “Estamos muito orgulhosos de podermos não só representar o município de Caraguatatuba, mas o litoral norte na Conferência Nacional, que é o marco da democracia do SUS”, declara.