, , , ,

Festival Vermelhos tem estreia de projeto internacional sobre BACH e parceria com FASA, Festival de Arte e Saberes das Águas.

O último fim de semana do “Festival Vermelhos – Música e Artes Cênicas” está chegando com uma série de atrações especiais. As apresentações acontecem no Teatro de Vermelhos, Anfiteatro da Floresta e Sala do Porão, de 12 a 14 de julho em diversos horários. O festival foi criado pelo empresário pernambucano Samuel Mac Dowell.

Entre as atrações nomes de peso como Laila Garin, Assucena, Vanessa Moreno e Salomão Soares, Fábio Zanon, Renato Braz, Roberto Minczuk e Orquestra Sinfônica de Vermelhos, André Mehmari e Emmanuele Baldini.

André Mehmari e Emmanuele Baldini vão estrear no país um projeto que já é sucesso internacional.

“É um projeto em volta de Johann Sebastian Bach, um projeto que já levamos para o Canadá, já levamos para o Japão, mas que nunca conseguimos executar aqui no Brasil. Então vai ser a primeira vez que apresentamos no Brasil”, explica o violinista e spalla da OSESP, Emmanuele Baldini.

A sua sétima edição traz também ao público uma parceria com o FASA, Festival de Arte e Saberes das Águas, que abre no dia 14 de julho e depois segue sua turnê pelo Alto da Ribeira, São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Campos do Jordão até setembro. Com direção artística de Pablo Castellar, tem como uma das atrações principais Danilo Caymmi e Claudio Nucci, com ingressos grátis.

“Participar de um festival que celebra esse elemento vital para o ser humano é realmente gratificante, uma oportunidade não apenas de resgatar canções que já se tornaram atemporais, mas também uma oportunidade de promover uma maior conscientização. Ondas sonoras, ondas marítimas, ondas cerebrais…somos feitos de água, somos feitos de música”, explica Danilo Caymmi.

Os ingressos para o Festival Vermelhos estão disponíveis para venda online no site: https://vermelhos.org.br/festival

Em Ilhabela, na Imobiliária Sérgio Hette, Rua Dr. Carvalho, 2, Centro, das 11h às 18h.

Para as apresentações grátis basta retirar o ingresso uma hora antes na bilheteria.

Vídeos:

Emmanuele Baldini e André Mehmari

Teatro de Vermelhos

https://drive.google.com/drive/folders/10EZlZApMHhzVU6hAEEK7K9qqWOklcD5k

Danilo Caymmi e Claudio Nucci:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – INGRESSOS À VENDA

SEXTA-FEIRA 12/7.

Laila Garin – “Laila Garin canta Elis”- 20h –Teatro de Vermelhos.

No Teatro de Vermelhos, às 20h, a atriz e cantora Laila Garin apresenta o show “Laila Garin canta Elis”, onde interpreta as inesquecíveis canções de Elis Regina em uma versão intimista, acompanhada por Claudia Elizeu no piano e Thaís Ferreira no violoncelo. Laila interpretou Elis Regina no espetáculo “Elis, a Musical”, dirigido por Dennis Carvalho. O repertório inclui sucessos como “Fascinação”, “Reza”, “Upa Neguinho”, “Dois pra lá, dois pra cá”, “Arrastão”, “Como Nossos Pais” e “As Curvas da Estrada de Santos”. 

Vanessa Moreno e Salomão Soares – 22h30 – Sala do Porão.

Às 22h30, Vanessa Moreno e Salomão Soares estarão na Sala do Porão. Vanessa Moreno foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’, e em 2021 como ‘Cantora’ e também ‘Autora’. Salomão Soares é pianista, arranjador e compositor paraibano, vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017 e finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017, na Suíça. A dupla interpreta músicas dos discos ‘Chão de Flutuar’ (2019), ‘Yatra-Tá’ (2021), e também algumas canções que farão parte do terceiro disco que será lançado no final do ano.

SÁBADO, 13/7.

Fábio Zanon – 11h – Sala do Porão.

A Sala do Porão recebe, às 11h, recital do violonista Fábio Zanon, que lança o segundo volume da série de gravações de Música Espanhola. Ele é um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional e aclamado por interpretações que combinam imaginação, integridade e uma poderosa sonoridade. No programa: Federico Moreno Torroba, Vicente Arregui e Joaquin Turina.

Renato Braz canta Tim Maia – 16h – Anfiteatro da Floresta.

Às 16h, no Anfiteatro da Floresta, Renato Braz canta Tim Maia. É a realização de um antigo sonho do cantor homenagear seu ídolo de infância e juventude, falecido em 1988. Na adolescência, Renato reconhecia em Tim Maia o grande cantor popular brasileiro, que cantava para todos sem fazer distinção do público. 

Roberto Minczuk e Orq. Sinfônica de Vermelhos – 20h – Teatro de Vermelhos.

No Teatro de Vermelhos, às 20h, o regente Roberto Minczuk  e a Orquestra Sinfônica de Vermelhos apresentam “Gala Puccini”. A gala lírica traz árias de ópera do compositor Giacomo Puccini, trechos cantados sem a encenação, em forma de concerto. Solistas convidados: Camila Provenzale (soprano), Carla Cottini (soprano) e Marcello Vannucci (tenor). 

DOMINGO, 14/7.

Emmanuele Baldini e André Mehmari – 11h – Sala do Porão.

Às 11h, na Sala do Porão, estreia no Brasil o concerto “Conversas com Bach”, música de J.S. Bach por  Emmanuele Baldini e André Mehmari. O projeto teve sua estreia em Toronto, Canadá, e também foi apresentado no Japão. O pianista André Mehmari foi triplamente consagrado no Prêmio Profissionais da Música, em 2022.  Em 2023, recebeu o Grande Prêmio Concerto por sua intensa produção de música clássica. Emmanuele Baldini é violinista e regente italiano, spalla da OSESP e em 2021 foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos.

Assucena – 14h- Anfiteatro da Floresta.

No Anfiteatro da Floresta, às 14h, é a vez de Assucena em “Baby, te amo – Tributo à Gal Costa”, show intimista em homenagem a uma das mais importantes vozes da música brasileira. Assucena apresenta releituras de sucessos da obra de Gal Costa como “Baby, Tigresa, Vapor Barato, Pérola Negra, Coração Vagabundo”, entre muitos outros. A cantora recebeu dois Prêmios da Música Brasileira e foi por duas vezes indicada ao Grammy Latino. 

PROGRAMAÇÃO MUSICAL GRATUITA DO FASA NO FESTIVAL VERMELHOS

Retirar os ingressos grátis na bilheteria uma hora antes das apresentações musicais.

A sétima edição do Festival Vermelhos traz ao público uma parceria com o FASA, Festival de Arte e Saberes das Águas, apresentado pelo Ministério da Cultura e Sabesp, que abre no dia 14 de julho e depois segue sua turnê pelo Alto da Ribeira, São Bernardo do Campo, Nazaré Paulista e Campos do Jordão até setembro. A direção artística de Pablo Castellar e patrocínio da Sabesp, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

DOMINGO – 14/7.

Ciribaí – 16h – Teatro de Vermelhos

O trio instrumental, formado pelos músicos do litoral norte Paulio Celé (guitarra), Sá Reston (piano) e Junior Chiaparini (baixo elétrico), possui um repertório repleto de referências à cultura popular, composições e arranjos autorais influenciados pela música universal de Hermeto Pascoal. 

Danilo Caymmi e Claudio Nucci – 17h -Teatro de Vermelhos

A dupla irá apresentar o espetáculo Concerto das Águas, no qual reúne as famosas Canções Praieiras de Dorival Caymmi, tais como “Quem vem pra beira do mar”, “O bem do mar”, “O mar”, “Pescaria (canoeiro)”, “É doce morrer no mar”, “A jangada voltou só” e “Saudade de Itapoã”, além de outros sucessos do mestre baiano, como “Vatapá”, “Samba da minha terra” e “Maracangalha”.

Cortejo do Maracatu Marabantu – 18h15

Após a apresentação de Claudio Nucci e Danilo Caymmi, o cortejo do grupo Marabantu, leva o público a ocupar o Instituto Baía dos Vermelhos. Uma celebração da relação das águas com o ritmo do Maracatu.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA DO FASA NO FESTIVAL VERMELHOS:

EXPOSIÇÃO, PINTURA AO VIVO, OFICINA DE LETTERING E POESIA VISUAL, PALESTRA.

DOMINGO – 14/7.

Exposição de fotos – 10h às 18h – Foyer do Teatro de Vermelhos – 

Com Maristela Colucci e Luciano Candisani.

Maristela Colucci e Luciano Candisani, ambos residentes em Ilhabela, vão apresentar suas fotografias em telas no Foyer do Teatro dos Vermelhos, com obras inspiradas no tema das águas. Maristela Colucci apresentou seis exposições individuais no Brasil e uma em Lisboa. E coletivas no Brasil, em museus como MAM, MIS e Memorial da América Latina, além de países como Colômbia, Itália, Tailândia, Portugal e Estados Unidos. 

Já as narrativas fotográficas de Luciano Candisani, reconhecidas com alguns dos principais prêmios da fotografia mundial, foram publicadas pelas revistas National Geographic, a alemã GEO, e jornais como o britânico The Guardian. No Brasil, foram publicadas em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, entre outros. Suas imagens interpretam culturas tradicionais, águas e ecossistemas ao redor do mundo.

Pintura ao vivo com Patti Silva – 12h – Foyer Teatro de Vermelhos.

Especialista em ilustrações botânicas e design, a artista plástica Patti Silva irá pintar um quadro ao vivo, ao longo do dia, celebrando a riqueza hídrica, que será posteriormente doado a uma instituição social de Ilhabela. Artista em constante atividade, Patti trabalha com desenho e pintura em paredes do litoral norte e adjacências, atuando também como professora e oficineira em diferentes projetos, além de expositora em diversas feiras de arte da região.

Oficina de Lettering e Poesia Visual com Naiara Novazzi – em frente à Sala do Porão – 13h.

A produtora cultural, artista visual e arte-educadora, Naiara Novazzi,  vai oferecer uma oficina de Lettering e Poesia Visual, convidando o público a participar de um grande painel colaborativo. A artista utiliza oficinas como ações catalisadoras na reinvenção do cotidiano e irá explorar a poesia em suas variadas formas e estilos. Nas artes visuais, Naiara assume como vertente principal trabalhos politicamente engajados a causas sociais, propondo conceitos como “descolonização do olhar” e a “autossuficiência queer” como poética.

Palestra com Carlos Nunes – Sala próxima ao Restaurante – 15h.

Carlos Nunes é co-fundador do Instituto Ilhabela Sustentável e criador do Observatório dos ODS do Litoral Norte de São Paulo. O instituto é uma importante organização não governamental sem fins lucrativos que busca promover a participação na sociedade por meio do planejamento, implementação e monitoramento de ações para o desenvolvimento sustentável de Ilhabela.