A Prefeitura de Caraguatatuba segue com as ações para conter o avanço da dengue no município e evitar outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. No dia 2 março (sábado), um novo mutirão será realizado na cidade, desta vez, na região Norte.
A mobilização que envolverá cerca de 300 pessoas percorrerá as ruas do bairro Massaguaçu, que registrou o maior índice de densidade larvária e nove casos positivos de dengue neste ano.
A ação faz parte do programa ‘Minha Família Sem Dengue’, e contará com a participação de servidores públicos e voluntários para visitar e orientar as residências da região Norte.
O mutirão será realizado a partir das 9h e prevê que mais de 3 mil imóveis sejam visitados, nas ruas Sebastião Felício de Oliveira, Av. Herman Pereira de Faria, Av. Gercina Luna Ferraz até a Serra do Mar.
Os agentes irão conscientizar sobre a importância de manter a casa limpa, livre de criadouros, com as lixeiras fechadas, areia nos pratos de vasos de plantas, garrafas e baldes virados de cabeça para baixo, pneus limpos e em locais cobertos, caixa d’água sempre fechada e se possível, colocar água sanitária nos ralos duas vezes por semana, entre outras dicas.
O principal objetivo da ação é fazer com que a população contribua para o controle e redução do número de casos de dengue, principalmente neste período de clima quente, que facilita a proliferação do mosquito.
No inicio do mês de fevereiro, a Prefeitura realizou um mutirão na região central e cerca de 7 mil imóveis foram visitados, entre os bairros Martim de Sá e Jardim Primavera. Diversos criadouros do mosquito foram descartados durante as visitas e moradores orientados.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhou de perto o primeiro mutirão e destacou que cidades próximas estão apresentando elevados números nos casos de dengue e até mortes. “Por isso, fazemos essas ações para conscientizar as pessoas. A Prefeitura faz sua parte, mas precisamos do apoio da população. Separe 10 minutinhos e verifique a sua casa o seu quintal. Isso fará toda a diferença”, comentou.
Caraguatatuba já registrou 221 casos de dengue até o momento. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.
Foto: Divulgação/PMC