, , , ,

Festa do Padroeiro segue com extensa programação religiosa em São Sebastião

A Festa Social começou na última sexta-feira (5). A abertura da Campanha das Flechas de São Sebastião e a apresentação da Irene (amiga que resgatou e salvou a vida de São Sebastião) ocorrem até o dia 9 de janeiro.

De 11 a 19 de janeiro, a Novena é o marco para a comemoração do Dia do Padroeiro, que é comemorado dia 20 de janeiro, com a participação de padres e bispos convidados, neste ano o tema da é: “Neste Ano Jubilar, com São Sebastião seguimos com os corações ardentes e pés a caminho, aprendendo com as virtudes do Padroeiro”.

O padre da Paróquia de São Sebastião, Alessandro Henrique Coelho, explica que a igreja acredita muito na preparação para a festa e o encerramento da Novena representa o início das comemorações do grande Dia do Padroeiro da cidade.

“A Novena é uma conexão espiritual do povo para o tão aguardado Dia do Padroeiro. Serão nove dias de orações, visitas de padres e bispos de cidades vizinhas e de aprofundamento no tema central da Novena”, explicou o pároco.

O feriado do Dia do Padroeiro é comemorado no dia 20, e às 8h tem missa na Igreja Matriz, seguida pela montagem dos andores da procissão. Às 10h haverá a carreata pelas ruas do Centro Histórico e às 12h a ladainha, também na Matriz.

A procissão terá início às 17h, momento em que os fiéis levam o andor com a imagem do Santo nas ruas da cidade, em seguida tem a Missa Campal.

A festa social vai de 5 a 28 de janeiro, no Complexo Turístico da Rua da Praia, com barracas, food-trucks, feira de roupas e muitas comidas típicas. Além disso, haverá o show de prêmios com o sorteio de quatro motos, TV, iPhone e valores em dinheiro.

No dia 20 de janeiro, haverá o sorteio mais aguardado que é o de um carro zero-quilômetro; e no dia 25 de janeiro, ocorre o esperado show do Padre Fábio Melo, a partir das 21h.

Serviço

10/01 (quarta-feira) – às 19h – Missa em honra a São Gonçalo – Ponto de encontro Igreja Matriz e procissão até o a Capela de São Gonçalo.

11/01 (quinta-feira) – às 19h – 1º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade na Trindade” – Gesto Concreto: Óleo de cozinha. Celebrante: Dom Altieri (Bispo Emérito de Passo Fundo).

12/01 (sexta-feira) – às 19h – 2º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos um só coração e uma só alma” – Gesto Concreto: Óleo de cozinha. Celebrante: Padre Eliomar Ribeiro (Coordenador do Apostolado de Oração).

13/01 (sábado) – às 19h – 3º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos adoradores em Espírito e Verdade” – Gesto Concreto: Feijão. Celebrante: Padre Mauro José (Vigário Santuário Santo Antônio).

14/01 (domingo) – às 19h – 4º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos templos do Divino Hóspede” – Gesto Concreto: Macarrão e molho. Celebrante: Padre André Beghini (Paróquia Nossa Senhora do Amparo).

15/01 (segunda-feira) – às 19h – 5º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade que escuta e anuncia a Palavra de Deus” – Gesto Concreto: Café. Celebrante: Padre Joel Nery (Diocese de Santo André – SP).

16/01 (terça-feira) – às 19h – 6º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade servidora” – Gesto Concreto: Leite. Celebrante: Padre Márcio Fraga (Paróquia Santa Rosa de Lima).

17/01 (quarta-feira) – às 19h – 7º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade missionária” – Gesto Concreto: Fubá e açúcar. Celebrante: Padre Douglas Franco (Paróquia Sagrado Coração de Jesus).

18/01 (quinta-feira) – às 19h – 8º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade vocacional” – Gesto Concreto: Arroz. Celebrante: Padre Stanislaw Ciurkut (Paróquia São José – Topolândia).

19/01 (sexta-feira) – às 19h – 9º dia da Novena de São Sebastião – Tema: “Com São Sebastião, somos uma comunidade solidária” – Gesto Concreto: Sabonete e creme dental. Celebrante: Padre José Luiz de Menezes (Fazenda Esperança).

20/01 (sábado) – às 8h -Dia do Padroeiro – Missa na Igreja Matriz, seguida pela montagem dos andores da procissão.

Às 10h – Carreata pelas ruas do Centro Histórico

Às 12h – Ladainha, na Igreja Matriz.

Às 17h – Procissão – Momento em que os fiéis levam o andor com a imagem do Santo nas ruas da cidade, em seguida tem a Missa Campal.

Do dia 21 até o dia 28 de janeiro – Sempre a partir das 18h – Festa Social do Dia do Padroeiro.