O começo desta semana foi especial para uma turma de 30 alunos da Guarda Mirim (GM) de São Sebastião. Por dois dias eles participaram de um treinamento de rapel na Cachoeira da Reserva du Moulin. A atividade foi ministrada pela equipe da Defesa Civil que ensinou técnicas de subida pela mata até o ponto de descida pela água.
Com equipamentos de segurança como capacetes, cordas e cadeirinha, um a um foi orientado sobre como se comportar e descer com apoio dos pés, pernas e mãos. Todos eles foram acompanhados por um agente.
João Pedro Leite dos Santos, 14 anos, experimentou a descida pela primeira vez e recomenda para todos. “A sensação é muito boa. Recomendo que todos possam praticar”.
Iago dos Santos Melchiades, 15 anos, também teve sua primeira experiência e aprovou a união de todos. “Foi muito boa a descida e todo mundo ajuda um ao outro”.
De acordo com o comandante da Guarda Mirim, inspetor Evandro Batista, o objetivo do passeio foi permitir que os jovens aspirantes pudessem conhecer a cachoeira e contato com a natureza e prática de rapel. “Além das aulas tradicionais, nossos alunos também tem outras atividades que incutem neles sentimentos de trabalho conjunto e disciplina”, explica.
Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, esses cursos não só capacitam os alunos como são também servem de treinamento para os agentes até com técnicas mais atuais.