, , ,

Associação Felino pede ajuda da população para captar recursos para temporada de 2024 do projeto Roda Cidadã

Projeto está concorrendo ao Edital de Emendas Parlamentares Populares, que está em fase de votação popular

A Associação Felino, responsável pela realização do projeto Roda Cidadã, está concorrendo ao Edital de Emendas Parlamentares Populares, que está em fase de votação popular para captar recursos dos governos estadual e federal. Para ajudar, as pessoas podem votar na Associação Felino por meio deste link

As atividades do projeto são direcionadas à população das regiões mais atingidas pelas chuvas de fevereiro na cidade de São Sebastião, que fica no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Por meio de debates públicos, são levantados temas urgentes a essas pessoas, para buscar ações efetivas do Poder Público para ajudar a solucionar os problemas enfrentados em bairros periféricos. 

“No epicentro da tragédia das chuvas do carnaval de 2023, que é o bairro da Vila Sahy, ficaram as memórias da destruição e da morte. Foram centenas de casas desmoronadas e invadidas pela lama, 65 mortes e uma condição de medo intenso em razão do drama vivido pela população. Além da Vila Sahy, identificamos características semelhantes, nos bairros de Baleia Verde, Juquehy, Boiçucanga e Boracéia. O projeto atenderá também outros bairros periféricos da cidade, como Canto do Mar, Morro do Abrigo e Topolândia”, afirma Luciano Draetta, diretor do projeto Roda Cidadã. 

A iniciativa irá compor um grupo de trabalho que se dedicará por oito meses juntamente com as comunidades, criando postos de trabalho, gerando renda e conhecimentos, além de mobilizar o interesse dos participantes pela prática da cidadania e da cultura de paz. As atividades envolverão oficinas de fotografia e dinâmicas comunicacionais para a escolha dos temas importantes para as comunidades, além da seleção de participantes para as gravações dos programas. 

Temporada de 2023

Em agosto deste ano, foi lançada  a temporada de 2023 da Roda Cidadão, levando discussões para diversos bairros periféricos da cidade. 

Os programas foram gravados no Escambau Cultura em Boiçucanga, na praça da Vila Sahy e no Espaço Cultural Circo Navegador na Vila Amélia, onde os participantes puderam debater sobre temas pertinentes à vida em comunidade, e sugerir ações ao Poder Público com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs. Os vídeos foram lançados no YouTube e exibidos em escolas. 

Entre os temas debatidos estavam o Direito à Cidade e à Cultura, Representatividade de Gênero e Democracia Racial: Igualdade X Equidade. 

Agora, com apoio de Kiko Celeguim, deputado federal, Maurici, deputado estadual, e Hélio Rodrigues, vereador, a Associação Felino busca por recursos para continuar levando a Roda Cidadã às periferias, com o objetivo de fortalecimento comunitário por meio da produção de conhecimento, do debate e da ampliação do alcance de informações de qualidade. 

“O projeto é uma tecnologia social de comunicação democrática e horizontal que aposta no diálogo como ferramenta potente para o exercício da cidadania e da democracia. Por isso pedimos a ajuda da população para que votem e nos ajudem a captar esse recurso importantíssimo para a região”, finaliza Draetta.