A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), deu início, nesta quarta-feira (8), à aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Realizado pelo governo federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação tem como objetivo diagnosticar a educação básica no Brasil.
Mais de 2 mil estudantes de 5º e 9º ano de 24 escolas municipais de Ensino Fundamental de Anos Finais serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, os alunos respondem também a um questionário socioeconômico para contextualizar seus resultados.
Os resultados do Saeb compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar. As informações obtidas pelo Saeb podem colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas. Para as escolas, a análise dos resultados permite mapear pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, houve um grande trabalho coletivo para este momento. “Os esforços da SEDUC ao longo do ano, em conjunto com o de gestores, professores, alunos e suas famílias, têm sido fundamentais para garantir que essa avaliação seja realizada da melhor maneira possível. Cada um de nós está contribuindo para uma educação de qualidade em São Sebastião e para o futuro dos nossos estudantes.”
Como incentivo para participação dos estudantes, a Secretaria da Educação realiza também a entrega de uma lembrança com itens de materiais escolares para os alunos que participam da aplicação dos testes.