A noite chuvosa, na última sexta-feira (29), não impediu o comparecimento, em massa, do público na 10ª edição do concurso Miss e Mister Melhor Idade Caraguatatuba, na Praça da Cultura, no Centro, que teve muito brilho, alegria e diversão. Foram eleitos a Miss Marlene Martins Bertoleto, 68 anos, e o Mister Melhor Idade, Manuel Jesus Lopes, 103 anos.
O prefeito Aguilar Junior abriu a festa agradecendo ao secretário Amauri Toledo e à equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) pela organização da festa e ao presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) Luiz Otávio Paes e demais conselheiros pela realização do concurso. “É sempre uma alegria fazer parte dessa festa”, afirmou.
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, também agradeceu à sua equipe, ao prefeito Aguilar Junior e aos integrantes do CMDDI.
Temos um prefeito que têm um olhar voltado às políticas públicas, em geral, e, especificamente, para as pessoas com deficiência e para as pessoas idosas, desenvolvidas pela Sepedi. Esse concurso tornou-se tradicional e está dentro do calendário oficial de Caraguá, que é a única cidade do Litoral Norte e no Vale do Paraíba a promover esse concurso. Graças ao Fundo Municipal do Idoso administrado pelo CMDDI conseguimos fazer a festa deste ano”, declarou.
No palco, especialmente montado para a disputa, 20 mulheres e 15 homens desfilaram elegância, charme, alegria e experiência de vida para o público e jurados.
Coube aos jurados, Webber de Carvalho, radialista; Letye Andrade, radialista; Nelson Hayashida, secretário municipal de Fazenda; Márcia Paiva, secretária de Educação, Milene Rodrigues, empresária; Vanda Rolim, empresária; Luiz Carlos Gonçalves, conselheiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso; Yuri Costa Bellato, presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba; avaliarem beleza, desenvoltura, simpatia, elegância, comunicação, entre outros quesitos, dos concorrentes.
Pela primeira vez na passarela, a Miss eleita, Marlene Martins Bertoleto, disse que ao escutar seu nome como vencedora, ficou sem reação. “Foi uma grande surpresa. A ficha ainda não caiu. Agradeço a todos pela noite maravilhosa, principalmente minha família. Estou muito feliz”, afirmou.
Para chegar bem à terceira idade Marlene afirma que o principal é o autocuidado com o corpo e a mente e, principalmente, o amor dos filhos Mirela e Caio e dos netos.
No ano passado, o Mister eleito, Manuel ficou em 2º lugar, na votação, com o título de Mister Elegância. A filha Sílvia, disse que o pai queria muito vencer este ano. “Ele gostou muito do carinho recebido no ano passado e esse ano queria novamente desfilar e quem sabe ganhar”, contou.
“Não tenho palavras para descrever a emoção dessa noite. Só tenho a agradecer a todos que votaram o carinho do público e das pessoas que trabalham na Sepedi e no Ciapi”, declarou o mister.
Manuel nasceu em 1920, na vila de Mogadouro na província de Trás-os-Montes, próximo à Bragança, em Portugal, chegou ao Brasil, em 1952, e estabeleceu-se como comerciante, em São Paulo. Há 30 anos, quando se aposentou, veio morar com a família, a esposa Cândida, 93 anos, e as filhas Vera e Silvia, em Caraguatatuba. O segredo da longevidade, ele diz não saber ao certo.
“Deus é quem sabe até quando vai nossa missão, aqui. Não fico pensando ou me preocupando com a idade. Sempre tive boa saúde, trabalhei muito, sou feliz no casamento e com minha família, sou bem-humorado, faço amizades facilmente, gosto muito de viver, cuido da saúde e vou aos médicos”, declarou.
Em segundo lugar com o título de Miss e Mister Elegância, foram eleitos Marli Victor, 79 anos, e Lennon Lima, 76 anos.
A Miss Elegância é frequentadora das aulas de fisioterapia para equilíbrio e tai chi chuan no Ciapi e foi a primeira vez que participou do concurso. “Vim na brincadeira e adorei o resultado”, confessou. Para ela o segredo de uma boa vida e trabalhar muito, ser alegre e ajudar o próximo”.
Há quatro anos morando no município, Lima foi Mister Bauru em 2013 e decidiu tentar a sorte em Caraguá. “Adorei o concurso daqui. Com certeza participarei ano que vem novamente”, afirmou.
Em terceiro lugar foram eleitos a Miss e o Mister Simpatia, Maria Alzair Figueiredo, 79 anos, e Márcio Correa Moraes, 70 anos.
Também foi a primeira vez de Maria Alzair no concurso. “Foi maravilhoso”, resumiu. Já Márcio é veterano, foi Mister Melhor Idade em 2018 e 2021. “Gosto de participar, porque faz muito bem para a autoestima”, confessou.
O presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Luiz Otávio Paes ao final da premiação enalteceu o evento. “Foi uma festa muito bem organizada, uma noite muito alto astral e surpreendente. Nosso Conselho se sente honrado de ter patrocinado o concurso desse ano e da parceria com a Prefeitura. Foi uma noite de valorização da beleza e da vida das pessoas idosas, um sucesso”, declarou.
A noite ainda contou com a apresentação da Companhia de Dança Nestor Prado do Ciapi com a coreografia do professor Prado para a famosa música “New York, New York” e com o show do Trio Los Angeles, sucesso dos anos 80, com o cantor Márcio Mendes.
O Miss e Mister Melhor Idade é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Sepedi, patrocinado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, e com o apoio da WM Eventos.
Foto: Divulgação/PMC