, , , ,

Prefeitura de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o 1º Seminário sobre Erradicação do Trabalho Infantil

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, irá promover o 1º Seminário Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no dia 26 de junho, das 8h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, na FUNDACC.

O seminário oferecerá palestras, debates e atividades com diversos especialistas na área. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-do-peti/2498247.

O evento abordará as principais causas e consequências do trabalho infantil, ressaltando a importância de políticas públicas efetivas para erradicar essa prática prejudicial para o desenvolvimento das crianças.

Além disso, servirá como espaço para a apresentação de ideias e ações que podem ser implementadas no combate ao trabalho infantil, visando sensibilizar a população e mobilizar esforços para identificação e denúncias destes casos.

Confira a programação:

8h as 8h30: Credenciamento e Café

8h40: Abertura da Mesa

9h10: Apresentação das Crianças SCFV

9h20: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

9h40: Projetos Sociais e o Protagonismo Juvenil.

Convidada: Professora Débora Silva – Bacharel em Engenharia Civil pela  Anhanguera de São José dos Campos e Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Foi Adolescente Multiplicadora do Projeto Social da Prefeitura de Caraguatatuba – AMC (Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba).

10h00: Intervalo

10h20: Os Impactos Negativos no Desenvolvimento Psicossocial e educacional da Criança e do Adolescente em Situação de Trabalho Infantil.

Convidada: Raquel Cuellar do Nascimento – Psicóloga e Mestre pelo Programa de Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Trabalhadora da ASPPE – Pesquisa, Prevenção e Educação, é Coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social a Crianças e Adolescentes, que tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos.

10h40: A Importância do Trabalho em Rede na Identificação e no Combate ao Trabalho Infantil.

Convidada: Taís Viudes de Freitas – Socióloga e Técnica de referência das Ações Estratégicas do PETI do Município de Santos, é Mestre e Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e Membro da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

11h15: Momento de Perguntas

11h25: Apresentação da Comissão Intersetorial do PETI de Caraguatatuba

11h35: Agradecimentos e Encerramento.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos e-mails: protecao.especial@caraguatatuba.sp.gov.br e gabriela.castro@caraguatatuba.sp.gov.br.

Foto: Divulgação/PMC