, , , ,

São Sebastião inicia 2024 com saldo positivo em geração de empregos

São Sebastião registrou, em janeiro de 2024, saldo positivo na geração de emprego, com carteira assinada. Assim, a cidade se mantém na liderança em contratações trabalhistas entre os municípios do Litoral Norte no início deste ano.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 921 admissões e 909 desligamentos, o que resulta em 12 trabalhadores com carteira assinada em janeiro.

Dos três setores analisados, dois permaneceram em alta, como o setor de Serviços, com 528 admitidos e 517 desligamentos, gerando saldo de 11 empregados (0,08%), e Construção Civil, com 121 admitidos e 114 demitidos, saldo de 7 (0,46%). Na área de Comércio, foram 214 admissões e 233 baixas na carteira, sendo -19 (-0,42%).

Já o município de Caraguatatuba contratou 1.091 pessoas e dispensou 1.248, saldo de -157 empregados. Ilhabela teve 391 contratados e 408 dispensados, saldo de -17 pessoas admitidas no mercado de trabalho, e Ubatuba, 968 admissões e 1079 desligamentos, saldo de -111 contratados.

Afonso Vale, diretor do Departamento de Emprego e Renda, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, e responsável pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), disse que o saldo positivo de janeiro em geração de empregos deve-se à crescente alta no setor de construção civil.

“Levantamento da Secretaria de Urbanismo (SEURB) da Prefeitura de São Sebastião aponta que, só em janeiro deste ano, foram aprovados mais de 13 mil metros quadrados em projetos de obras particulares na cidade, o que representa e mantém a tendência de alta de 56% no setor da construção civil, ou seja, mais obras, mais empregos com carteira assinada na área”, avaliou Afonso.

No setor público, a Prefeitura de São Sebastião mantém a cidade com um canteiro de obras, com a construção de escolas, creches, unidades de saúde, ranchos de pescas, entre outros, o que também movimento o setor construtivo.