O prêmio é pelo conhecimento cultural transmitido de geração para geração. O artesão Jonatas de Campos Bueno trabalha com artesanato em fibras vegetais
O Ponto de Cultura Oficina de Arte Mestre Joca recebeu a premiação Edital Sérgio Mamberti – Cultura Viva em 29° na região Sudeste do Brasil. Como artesão, Jonatas de Campos Bueno de Caraguatatuba, conquistou o Prêmio Sérgio Mamberti “Mestre Lucindo”, como 36° colocado da região sudeste. As duas premiações fazem parte do edital Cultura Viva Sérgio Mamberti de Premiação – Minc nº 08/2023, de esfera Federal.
Os prêmios são o reconhecimento pelo conhecimento cultural transmitido de geração pra geração, toda a expressão da cultura popular é contemplada nesse prêmio.
Em Caraguatatuba, também foi o primeiro artesão a receber o prêmio do Ministério da Cultura e reconhecido como Mestre da Cultura Popular – Edição Leandro Gomes de Barros, ficando em 35º colocado dentre dos 200 prêmios distribuídos para pessoas físicas em todo o Brasil.
Jonatas Campos Bueno nasceu em Guaratinguetá-SP e teve seu primeiro contato com a arte e a cultura observando seu avô Antônio Mascote, “fazedor” de utilitários como pilão, gamela, artesanatos de madeira, cercas, peneiras e trançado de fibras no sítio da família, no bairro de Capituba na zona rural.
Em 2005 deu início às aulas e capacitações profissionais, cursos de economia criativa e sustentabilidadena arte do trançado em fibras vegetais.Além de ter sido homenageado pela Câmara Municipal de Caraguatatuba pelos seus trabalhos, Joca também já foi contemplado este ano em outros editais, sendo eles no Aldir Blanc e no PROAC Lab 58, por também ter um espaço referência como ‘Ponto de Cultura’, localizado no bairro Gaivotas. Também foi selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo em 2023.
“Nós criamos um espaço de visibilidade para o artesanato de fibras vegetais, promovendo-o enquanto atividade sustentável, dentro de um processo que preserva, simultaneamente, a cultura popular típica de nossa região, preservando também nosso ecossistema. Trabalhamos com a preservação da cultura, por meio da preservação da identidade regional, da memória e do saber espontâneos partilhados por um grupo social. Estou muito feliz com mais essa premiação que é reconhecimento de um longo processo de dedicação ao meu trabalho. Nunca desista dos seus sonhos”, enfatiza Mestre Joca.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do artesão, entre em contato ou acesse suas redes sociais.
Ponto de Cultura Oficina de Arte Mestre Joca
Endereço: Rua Cambacica, 81- Jardim das Gaivotas – Caraguatatuba-SP
Telefone: (12)3883-8019- (12)99734-6130
E-mail: jonatasart@hotmail.com
http://mapas.cultura.gov.br/agente/38184/