O Departamento de Trânsito de São Sebastião, está acompanhando, desde terça-feira (20), a aferição de radares no município. Ao todo, 13 equipamentos instalados nas regiões sul e central passam pelo processo realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A realização dos trabalhos atende o requisito legal previsto na Resolução 798 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que os medidores de velocidade possam iniciar sua operação.
Por ser um pré-requisito para operação dos radares, todos os medidores de velocidade devem estar com a aferição em dia, tendo uma periodicidade mínima de 12 meses, tanto para os já instalados, quanto para os novos equipamentos.
Os trabalhos são executados pela empresa especializada contratada para fornecer e ser responsável pelos medidores de velocidade. O tempo de execução pode variar conforme a velocidade, calibragem do equipamento, condições climáticas e outras situações, sendo que, em média, tem levado cerca de 20 minutos.
Na Costa Sul, a aferição ocorreu em três pontos da Avenida Mãe Bernarda, em Juquehy; dois na Alameda Antônio José Marques, em Cambury; um na Avenida do Cascalho, em Boiçucanga; um na Rua Dr. Yojiro Takaoka, em Toque-Toque Pequeno; além de outros três na Avenida Magno dos Passos Bittencourt, em Barra do Una.
As equipes agora trabalham na aferição em dois pontos da Avenida Engenheiro Remo Corrêa Silva, na região central, sendo um próximo ao CNAGA e outro no cruzamento com a Avenida do Outeiro. Ainda estão previstas verificações em outros radares instalados na Costa Sul, nos bairros de Boiçucanga, Baleia, Bora Bora e Paúba.
Após a realização da aferição dos radares, ainda existe um prazo regimental para que os equipamentos entrem em funcionamento.