, ,

Apae de Ilhabela encerra ano letivo com peça “Um Natal Diferente”

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhabela (Apae) realizou na  segunda-feira (18) a festa de encerramento do ano letivo com a peça “Um Natal Diferente”. O evento contou com a presença de 90 alunos atendidos pela associação e seus familiares.

Todos os anos a Apae realiza um evento de encerramento das atividades ambulatoriais, escolares e de assistência social, em que os familiares e amigos dos assistidos são convidados a prestigiar. Na festa de encerramento, é apresentado todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, com intuito de mostrar a capacidade dos alunos e inseri-los em um ambiente de sociabilização, onde podem se comunicar à sua maneira.

O professor da disciplina de Artes, responsável pelo desenvolvimento da peça teatral, Arturo Bermúdez, falou sobre a produção do espetáculo. “Foi um processo de cinco meses, entre ensaios, produção da cenografia, concepção da trilha sonora e criação da dramaturgia de modo que evidenciasse o potencial dos alunos. Cada cena foi construída pensando em nossos pequenos e suas habilidades. Também foram incluídos professores e monitores que tinham mais contato diário com cada aluno para que eles se sentissem mais confortáveis nas cenas”.

A presidente da Apae, Mônica Kurachina, relatou a satisfação em ver os alunos e familiares tão envolvidos na realização da peça. “A nossa surpresa quanto equipe foi a participação e presença deles. Muitos se emocionaram pela apresentação dos filhos. É uma alegria ver até atendidos mais velhos participando da festa, a alegria das famílias é o que nos incentiva neste trabalho, em unir a entidade (Apae), colaboradores, as famílias e todos os atendidos”.

A Apae possui o serviço ambulatorial e uma equipe multiprofissional, em parceria com a Secretaria de Saúde. A titular da pasta, Lúcia Reale Colucci, foi homenageada e recebeu o título de Agraciada Benemérita no ato. “É uma parceria, cada um faz sua parte. Quanto mais as pessoas se sentem bem, são felizes e quanto mais conseguimos atender a todos, ficamos mais satisfeitos. Só tenho a agradecer”, frisou.

Vanessa Constante, coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico Inclusivo– CAPI, representou a secretária de Educação Lídia Sarmento. “Em nome da secretária Lídia, agradeço e parabenizo a Mônica e a equipe por todo trabalho de excelência que a Apae realiza em Ilhabela”, finalizou.