O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Waguinho Barroso, foi um dos homenageados pelo governo do Estado, na tarde de quinta-feira (14) com o certificado ‘Agentes Destaques 2023’. A honraria foi entregue no Palácio dos Bandeirantes durante o lançamento da campanha São Paulo Sempre Alerta com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos.
Foram entregues 19 certificados entre os cerca de 5 mil agentes de Defesa Civil registrados no Estado. No caso de São Sebastião, o município foi relembrado por diversas vezes nos discursos proferidos durante a cerimônia sobre o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal.
Para Waguinho Barroso, o recebimento da honraria é para todo o município, todo o agente, todo o voluntário e anônimos que trabalharam na tragédia do dia 19 de fevereiro em prol de salvar vidas. “Este é um legado que perdurará por muitos anos e que o reconhecimento seja reforçado pelos que vierem no futuro para intensificarem os esforços para as pessoas que estão na linha de frente”.
São Paulo Sempre Alerta
A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e vai ampliar as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.
“As mudanças climáticas vieram para ficar, estamos sendo acometidos por chuvas intensas em volumes nunca antes vistos, grandes ventanias, estiagens muito fortes e a gente tem que se preparar para isso. A palavra-chave é prevenção”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
“O SP Sempre Alerta é um programa que se pereniza e vai englobar toda a nossa preparação para o período de chuvas e também o de estiagens. As lições que aprendemos nos eventos que temos passado estão fazendo a gente aperfeiçoar procedimentos.”
A solenidade reuniu o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de secretários estaduais e gestores municipais.
Uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. O equipamento foi instalado em São Sebastião e deve entrar em operação já na próxima terça-feira (19). Também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.
Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, sob investimento de R$ 10 milhões. O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.
A campanha SP Sempre Alerta também aperfeiçoa a comunicação de alertas e medidas preventivas em todo o território paulista, com distribuição de faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia de prevenção a desastres climáticos. As ações serão classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.
Uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Habitação permitirá o monitoramento de áreas de risco em todo o território paulista. Uma plataforma digital que usa imagens de satélite vai acompanhar o avanço da construção de moradias irregulares e o desmatamento de áreas de preservação ambiental. A nova tecnologia vai permitir que a fiscalização seja mais pontual e eficiente.
A partir de agora, o Plano de Prevenção de Defesa Civil também integra a campanha SP Sempre Alerta. Em vigor desde o último dia 1º de dezembro até 31 de março, o plano envolve ações de monitoramento dos índices de chuva acumulada e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais a municípios ou regiões afetadas por desastres.