O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu, nesta segunda-feira (18), os 163 policiais militares que reforçarão a segurança no município durante a Operação Verão 2023/2024.
Os policiais ficarão alojados no Recanto dos Publicitários, em Barequeçaba, e atuarão em todo o município. Na recepção, o major Daniel Lemes, do 20º Batalhão da Polícia Militar, repassou aos PMs orientações sobre o que pode ou não ser feito, evitando problemas identificados em operações passadas.
Em seguida, o comandante do Grupamento dos Bombeiros Marítimos (GBMar)de São Sebastião, tenente André Vinícius Amorim, deu dicas para os policiais em momentos que estiverem de folga e forem aproveitar a praia sozinhos, com familiares ou amigos.
“Atenção às correntes de retorno! Elas são perigosas, não tente nadar na mesma direção, saia em perpendicular. Não abuse de bebidas ou vão ao mar logo após se alimentarem para evitar mal súbito”.
O tradicional conselho: “água no umbigo, sinal de perigo”, também foi reforçado pelo tenente, assim como apresentados os riscos de irem às costeiras e serem atingidos por ondas. “É perigoso, pode cair, não conseguir subir e ser levado pela água do mar”, alertou.
Em relação às crianças, a dica é colocar identificação que podem ser retiradas no Posto de Bombeiros em Maresias ou com qualquer um dos guarda-vidas nas praias guarnecidas. “Já chegamos a ficar com criança perdida por mais de oito horas, por isso a identificação é importante, assim como marca um ponto de encontro alto para que elas possam identificar, quando um pouco maiores.
A abertura oficial da Operação Verão será nesta terça-feira (19), na tenda da Praça de Eventos de São Sebastião. A solenidade deve contar com a presença de cerca de 400 pessoas, incluído o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Cássio Araújo de Freitas, e o comandante do Comando do Policiamento Interior, coronel Hugo Araújo Santos, além de prefeito e convidados da região.
Juntas, as cidades do Litoral Norte devem receber mais de 650 policiais militares. Uma turma fica até o dia 31 de janeiro e a outra vai até o final do Carnaval de 2024.
Esta será a primeira vez que a abertura desse evento é realizada em São Sebastião. A escolha, conforme a tenente coronel Angélica Alves da Silva, comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte, envolve tudo o que o município passou durante a catástrofe de 19 de fevereiro deste ano e a ressignificação que teve ao longo de 2023.
Para a abertura da Operação Verão haverá desfile das tropas da PM Intensivista, Força Tática, Baep, Canil, Corpo de Bombeiros, Grupamento dos Bombeiros Marítimos, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária. Também passarão para revista as tropas motorizadas de bike, motocicletas, quadriciclos, radiopatrulha, Base Comunitária Móvel e ainda da Polícia Municipal de São Sebastião.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também marcará presença na cidade e ficará exposto no heliporto da Delegacia da Capitania dos Portos, da Marinha do Brasil.