A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promoveu, na última quinta-feira (14), uma série de formações para mais de 1.300 professores e profissionais da rede municipal em diferentes polos da cidade e divididos por segmentos.
Na Educação Infantil, quase 400 professores participaram do segundo encontro do 1º Ciclo de Palestras sobre a Pedagogia Participativa. Os temas abordados incluíram ‘Construindo o relacionamento adulto-criança’, com enfoque nos princípios para práticas de cuidados, brincadeira e motricidade livre segundo a abordagem Pikler, ministrada pela doutoranda em Educação Leila Oliveira Costa (UNICAMP); ‘Travessias na e pela educação infantil’, com o Prof. Dr. Peterson Rigato, que aborda a escuta entre educadores, famílias e crianças; ‘Educação da primeira infância: inspirações italianas’, com a participação on-line da Profa. Dra. Fabiana Canavieira (UFMA); e ‘A importância das brincadeiras e interações para o desenvolvimento dos bebês e das crianças’, apresentada pela pediatra Camila Aguiar.
No ensino fundamental anos iniciais e finais, aproximadamente 700 professores fizeram parte de mais uma formação do Sistema Sesi São Paulo de Ensino, com a temática ‘Vivendo e aprendendo a pesquisar’.
A capacitação, mediada por analistas técnicos do Sesi São Paulo, abordou o reconhecer a pesquisa e sua importância para o processo de ensino e aprendizagem, o princípio da pesquisa para construção do conhecimento e desenvolvimento da autonomia, além de aprofundar nas discussões sobre a postura do professor pesquisador e o protagonismo dos estudantes.
Houve, ainda, uma formação para mais de 250 professores especialistas e profissionais de apoio do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE). Eles foram capacitados por meio da palestra intitulada ‘Autismo e as modalidades para desenvolver habilidades funcionais escolares’, ministrada pela fonoaudióloga Margarete Ribeiro, que trouxe informações relevantes para serem aplicadas durante seu dia a dia de trabalho com os alunos e auxiliá-los em seu desenvolvimento.
A secretária da Educação, Marta Braz, comenta sobre a importância das formações. “Os educadores desempenham um papel fundamental na construção de uma educação de qualidade e a participação nas formações promovidas pela Secretaria da Educação tem sido uma experiência enriquecedora para aprimorar as práticas pedagógicas. As capacitações oferecidas não apenas aprofundam o conhecimento nas áreas específicas, mas também fortalecem a integração e colaboração entre os profissionais da educação.”, afirma a gestora.