, , ,

Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e Vigilância Sanitária prestigiam Simulado de Evacuação de Área de Risco em São Sebastião

O Simulado de Evacuação de Áreas de Risco, realizado nesta quarta-feira (13), no bairro da Olaria, na região da Topolândia, contou com a visita de observadores da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária do Estado. A ação foi realizada em áreas de morro e atingiu 59 pessoas de 46 famílias. Participaram agentes e voluntários da Defesa Civil municipal e o exercício foi realizado em 22 minutos entre a descida e a chegada no ponto de encontro.

Uma delas foi Marcela Tatiana de Andrade, 40 anos, mãe da Emilly, 3 anos, e do Maicon Vinícius, 15 anos, e avó de Ana Liz, 5 anos, que acha importante a participação da comunidade, até porque, em 2005, ela foi salva de uma situação de escorregamento de terra.

“Começou a chover às 20h e fomos avisados pela Defesa Civil para sair de casa porque estava perigoso. Na madrugada, a terra escorregou e levou o meu e mais 14 barracos. Só não fomos soterrados porque a Defesa nos retirou.

Esse fato é relembrado pelo coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner Barroso, que conta que levaram mais de 40 minutos para convencer os moradores a irem para o abrigo. “Pouco tempo depois recebemos a informação dos 15 barracos arrastados pela lama”, disse aos presentes.

Para ele, o resultado do treinamento foi considerado positivo devido à quantidade de pessoas atendidas e que sabem da importância de atenderem aos chamados quando há necessidade.

Para o tenente Caio Veneziani, da Divisão de Preparação da Defesa Civil do Estado, ver esse comprometimento da população é importante para a própria segurança. “O Plano de Contingência deve ser usado sempre que preciso for e é importante que vocês saibam reconhecer os sinais repassados nos simulados, identificar as rotas de fuga e áreas de escorregamentos e deslizamentos de terra”.

Quem também esteve presente foi a psicóloga Lizandra Rodrigues Martins e o diretor técnico Lucas Garcia, da equipe da Divisão de Ações sobre Meio Ambiente, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado.

Para eles, esse tipo de exercício é importante para que a Saúde também possa verificar as áreas de abrigamento e condições da água, esgotamento sanitário, para onde vão os moradores afetados por uma catástrofe. “São ações que ajudam na triagem e atendimento da população”, reforçou Garcia.

Este foi o quinto de sete simulados de evacuação de área de risco realizados pela Defesa Civil, por meio da Prefeitura de São Sebastião. Nesta quinta-feira, a ação será com moradores das Travessas Timóteo e Viçosa, no Morro do Abrigo, e o ponto de encontro será no ponto de ônibus no final da Travessa Timóteo, e na segunda-feira (18), no Loteamento Chico Soldado, no bairro Canto do Mar.

O objetivo é chegar às comunidades onde há pessoas morando em áreas com risco de escorregamento e deslizamento de terra. Os exercícios começam às 9h em ponto. Os simulados atuais são realizados em um formato mais enxuto e visam atender as comunidades inseridas nas áreas de risco.

Também participaram do exercício organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil da SEGUR, colaboradores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Governo (SEGOV), de Saúde (SESAU), de Serviços Públicos (SESEP) e de Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), além do Fundo Social.

Até o dia 31 de março de 2024 São Sebastião está com seu Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) ativado, bem como está em ação a Operação Chuvas de Verão 2023/2024, do governo do Estado.

Os treinamentos também já foram realizados em Boraceia, na Vila Pernambuco (Juquehy), Morro do 51 (Boiçucanga), Rua Caraguatá (Maresias).

Confira os próximos locais dos simulados

14 de dezembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo

Travessas Timóteo e Viçosa – ponto de encontro no ponto final da Travessa Timóteo

18 de dezembro – (segunda-feira) – Canto do Mar – Chico Soldado

Ponto de encontro Escola Municipal (EM) Professora Joana Alves dos Reis