, , , ,

Programa ‘Mulheres de Peito’ leva mamografia gratuita para moradoras de Caraguatatuba até sábado

A carreta-móvel do programa Mulheres de Peito, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, permanece até o próximo sábado (9), com exames gratuitos de mamografia. Até o momento, 150 mulheres foram atendidas.

Podem buscar atendimento mulheres de qualquer região da cidade, com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de pedido médico de mamografia, apenas apresentar RG e Cartão SUS. Mulheres fora dessa faixa etária também podem fazer os exames, mas será necessário apresentar pedido médico.

A carreta está localizada no estacionamento da UPA Sul, na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, no bairro Perequê-Mirim. O serviço funciona nesta quinta e sexta-feira, das 8h à 17h, e no sábado, das 8h às 12h, por meio da distribuição de senhas no período da manhã. Serão realizados 50 exames nos dias da semana e 25 no sábado. 

A mamografia é um exame indispensável para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Se for detectada em fase inicial, aumenta as chances de tratamento e cura, podendo chegar a 98%. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são estimados 73.610 novos casos da doença, sendo essa a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Sobre a Carreta da Mamografia

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria Estadual que emite laudos à distância. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame.

A carreta do programa Mulheres de Peito percorre os municípios do estado de São Paulo ininterruptamente, para incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso da população à atenção básica em saúde.

A unidade móvel conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e um agente administrativo. Para agilizar o diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.