A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, ao longo de todo mês de novembro, realizou diversas ações pela campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde e em outros locais do município. Ao todo, mais de 700 atendimentos foram realizados.
As ações, com foco na saúde masculina, contaram com palestras, testagem rápida, exames de rotina e rodas de conversa sobre a detecção precoce do câncer de próstata e tratamento. Nas rodas de conversa, foi abordado não apenas a relevância da saúde física, mas também o cuidado com a saúde mental e a importância de quebrar o tabu que permeia os exames preventivos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento, pois as chances de cura são de aproximadamente 90% caso a doença seja identificada nos estágios iniciais.
A secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci ressaltou que muitos eventos são realizados para o público feminino e a campanha “Novembro Azul” foi criada exatamente para cuidar da saúde dos homens, visto que são os que menos procuram os serviços de saúde. “Nossa recomendação é que o homem busque os serviços de saúde tanto da rede primária como especializada, não apenas nos casos de doenças, mas que tentem realizar, pelo menos, uma consulta por ano”.