O projeto “Quer Saber?”, realizado pela Unidade Básica de Saúde Água Branca, da Secretaria de Saúde de Ilhabela, foi selecionado para a “1ª Mostra Saúde com Agente” do Ministério da Saúde, que reúne experiências de integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. A proposta é uma idealização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pelo Agente de Combate a Endemias (ACE) da UBS.
A mostra está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e recebeu 500 inscrições de todo o país. Destas, cerca de 200 projetos de integração foram selecionados, sendo que o projeto de Ilhabela ficou, até o momento, entre os 15 principais do estado de São Paulo.
A iniciativa de Ilhabela surgiu com o propósito de realizar a promoção em saúde nas escolas, levando informações de maneira fácil e lúdica para os estudantes de 14 a 17 anos. A primeira intervenção ocorreu em maio de 2023 na E.E Prof. José Antônio Sanches Gonzalez, com uma palestra sobre prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Em Brasília, o “Quer Saber?” será apresentado pelas Agentes Comunitárias de Saúde Ana Cristina Camargo e Marileide Silva Januário, acompanhadas pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde Água Branca, Elisandra Antônia da Silva.
Diferencial
O projeto “Quer saber?” parte da premissa de que os temas de interesse devem ser definidos pelos alunos, com a escolha dos tópicos por meio de caixas de perguntas dispostas nas escolas. Os agentes também realizam plantões semanais nas instituições de ensino para colher as principais dúvidas, anseios e estabelecer um vínculo de confiança com os estudantes.
Para a Agente Comunitária de Saúde Ana Cristina, o mais importante é permitir que o tema surja de forma espontânea, possibilitando o despertar de interesses genuínos.
“As palestras são a consequência das estratégias utilizadas na coleta de informações durante os plantões e caixa de perguntas. Os temas observados com maior recorrência são trabalhados com especialistas na área, em palestras ou rodas de conversa, sempre ao encontro dos interesses e dúvidas dos alunos, nada é trazido de forma aleatória”, explica.
Entre os assuntos sugeridos pelos estudantes, o projeto já abordou a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, higiene íntima, cuidados com a dengue, a disseminação do HIV pelo mundo além de palestras com nutricionistas e psicólogos.
As reuniões ocorrem uma vez por semana no período do intervalo escolar, quando os agentes interagem com os alunos para um bate-papo, tiram dúvidas e reforçam o vínculo.
As caixas de perguntas, deixadas na escola, são abertas ao final de cada plantão e são encaminhadas para a equipe da UBS de Água Branca. Nenhuma pergunta dos estudantes fica sem retorno e são posteriormente respondidas em um quadro de respostas.