Caraguatatuba completa, nesta quarta-feira (22), 13 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Litoral Norte. São mais de 170 mil atendimentos realizados em prol da população do município.
Apenas neste ano, o SAMU de Caraguatatuba atendeu 12 mil ocorrências, sendo a maioria casos de mal súbito, seguido de convulsões, atendimento a gestantes e hipertensão. Em relação aos traumas, o maior registro foi relacionado a quedas, em seguida, acidentes envolvendo motos, trânsito com vítimas e bicicletas.
O maior número de ocorrências é registrado na base do SAMU na região central. Caraguatatuba possui quatro bases visando oferecer o melhor à população, através de um atendimento descentralizado. Atualmente as três regiões da cidade contam com uma base do SAMU, sendo uma na região central, uma na região Norte e duas na região Sul, no Perequê-Mirim e no Balneário dos Golfinhos.
Ao longo desses anos, outros investimentos foram feitos com foco na qualificação profissional. Foi implantado o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) para capacitação permanente dos socorristas do SAMU de Caraguatatuba e de outras secretarias, com capacitações visando que outros profissionais da Prefeitura sejam preparados para atuar em situações de emergência em escolas municipais.
As melhorias também foram realizadas nos veículos. Apenas neste ano, o SAMU foi contemplado com duas ambulâncias, uma no modelo Unidade de Suporte Básico (USB) e uma de Suporte Avançado (USA), sendo uma entregue pelo Ministério da Saúde e outra adquirida pelo município através de emenda parlamentar. No total, o suporte conta com quatro ambulâncias de atendimento básico e uma de suporte avançado.
A base do SAMU na região Centro também recebeu novo prédio, com mais estrutura para acomodação dos profissionais e veículos. Em Caraguatatuba são 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
Quando acionar o SAMU?
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves, afogamentos, choque elétrico, crises convulsivas, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.