O Centro de Operações de Inteligência (COI) de Caraguatatuba recebeu na quarta-feira (25) a visita do secretário municipal de Segurança e Ordem Pública de Paraty-RJ, José Batista Cardoso Filho.
A visita foi realizada com o objetivo de conhecer as instalações do COI, o sistema de inteligência e os equipamentos utilizados pela equipe de Caraguatatuba.
O superintendente da GCM, Cláudio Dias, que também é responsável pelo COI, recepcionou o secretário e explanou a dinâmica dos serviços desempenhados e os tipos de câmeras utilizadas.
Para o comandante da GCM, a visita do secretário Cardoso significa que o trabalho de segurança pública realizado em Caraguatatuba gera interesse em outros municípios. “Apesar de pouco tempo de atuação, nosso município já está se tornando referência no cenário de segurança pública municipal”, comemora.
Os números são significativos e desde janeiro de 2023, o Centro de Operações registrou 268 atendimentos via o telefone 156. De casos relacionados a veículos, foram encontrados 13 furtados, sete com placas adulteradas, três carros dublês, um veículo roubado e cinco casos de estelionato.
No acionamento do botão SOS “Caraguá Para Elas” foram registrados 15 acionamentos, sendo um deles relacionado ao descumprimento de medida protetiva.
Cláudio Dias acredita que os investimentos feitos pelo prefeito Aguilar Junior em segurança pública no município e os resultados que vêm alcançando chamam a atenção dos demais administradores municipais. “A criação da GCM com 63 integrantes, a implantação do COI com 180 câmeras de monitoramento formando a Muralha Eletrônica, que faz o reconhecimento de placas de veículos e facial de pessoas procuradas pela Justiça, entre muitos outros investimentos, alavancam Caraguatatuba para um patamar mais elevado em matéria de segurança e a cada dia, estamos percebendo os resultados destes investimentos”, disse.
Foto: Divulgação/PMC