, , ,

Prefeito cassado: Como fica a Prefeitura de Ilhabela

Antônio Colucci foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal e teve a suspensão dos direitos políticos por 5 anos

A Prefeitura de Ilhabela passa por um momento, no mínimo, complicado. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no início do mês de outubro pela cassação de Antônio Colucci, prefeito em exercício do município. A condenação, por ato de improbidade administrativa se deve a razão de não respeitar a lei de licitação na contratação da empresa de Ônibus Fênix, em 2012, quando também ocupava o cargo de prefeito da cidade.

“Além da cassação, Colucci também teve os direitos políticos suspensos por 5 anos”, ressalta o advogado Francisco Leandro. Com esses acontecimentos, a Prefeitura de Ilhabela se vê com um grande ponto de interrogação sobre si. De um lado a condenação do prefeito, do outro, o gestor esbravejando que irá recorrer a decisão no cargo, e por fim, o vice-prefeito João Pedro Colucci, que assumirá o cargo de titular assim que for publicada a decisão do STF.

Mas aparentemente a troca de chefe do executivo não deve mudar em nada o ritmo como as coisas são feitas e decididas na Prefeitura. “João Pedro Colucci é filho do atual prefeito, então é certo de que ele seguirá o mesmo modelo de gestão adotado pelo pai”, destaca Francisco Leandro.

Enquanto o filho não assume o lugar do pai, a aura de incerteza paira pela cidade, que já conhece o jeito controlador do atual gestor, que ainda é alvo de um inquérito policial instaurado em maio de 2023, a pedido do Ministério Público, por incitar o desmatamento da vegetação nativa das praias de Ilhabela.

Em menos de cinco anos, essa é a segunda vez que a Prefeitura de Ilhabela tem um prefeito cassado. Márcio Tenório, eleito prefeito em 2016, teve o mandato cassado em maio de 2019, após ser investigado por irregularidade em contrato para evento que foi pago, mas não aconteceu.

Procurada pela reportagem do Canal Aberto, a prefeitura de Ilhabela não se manifestou sobre a condenação de Antônio Colucci até a publicação desta edição.