, , ,

Parceria entre Caraguatatuba, EDP e SENAI forma 16 eletricistas de redes de distribuição de energia

A formatura de 16 estudantes do curso de eletricista de redes de distribuição de energia elétrica foi realizada nesta terça-feira (19/10), no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.  O curso gratuito integra a Escola de Eletricistas de Caraguatatuba, uma iniciativa desenvolvida por parceria da EDP com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), localizado no Porto Novo, para a realização das aulas da capacitação de 90 dias.

Nos três meses de curso, os alunos aprenderam sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.

 “O ser humano não consegue aprender tudo, mas é através do aprendizado que alcança seus objetivos. Na minha vida ainda tenho muitas metas para alcançar, mas sei que quando conquistar algumas delas, muitas vão se dever a você querido professor Demetrius”, reconheceu a formanda e oradora da turma, Sara do Carmo Rodrigues.

A coordenadora de Relacionamento com a Indústria do SENAI de São José dos Campos, Ana Lúcia Cursino, recomendou aos novos eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica continuar o processo de aprendizado. “Não tenho dúvida que o SENAI é uma instituição de ensino que deu certo nesse país. Há 20 anos decidi ir para o SENAI por acreditar que a educação transforma o mundo e as pessoas. Desejo que vocês trilhem um caminho de sucesso e nunca deixem de buscar novos conhecimentos”, enfatizou.

O gerente de Construção e Serviços da EDP Caraguatatuba, Gledson Moreira, disse que os profissionais entenderam o propósito do curso e já se sentem parte da empresa. “Foram três meses de aulas teóricas e práticas que serviram para sentir um pouco do dia a dia do eletricista, trabalhando debaixo de sol, na chuva, no frio, de dia, de noite e no vento. A vida contemporânea não seria possível sem energia elétrica. Para a energia estar presente nas casas, hospitais, indústrias e no serviço público, é preciso que se tenham profissionais dedicados,” avaliou. “É provável que alguns recebam os primeiros contatos a partir da próxima semana para preencher oportunidades da EDP e reforçar o nosso time”, adiantou.

O prefeito Aguilar Junior manifestou o sentimento de missão cumprida ao saber da formatura de todos os estudantes da Escola de Eletricistas de Caraguatatuba. “Quando a gente consegue formar mais uma turma é um momento de muita alegria. Falo muita alegria porque são oportunidades que criamos e quando vemos as pessoas agarrando essas oportunidades, fazendo a diferença em suas vidas e na da sociedade, é muito importante. Quando cheguei aqui, a primeira pergunta que fiz foi: ‘Quantos formandos? Dezesseis.’ Então começou com 16 e terminou com 16. Vocês cumpriram o trato do 1º dia de aula, de todos nos vemos na formatura”, recordou. “Dos 16 formandos, um não veio porque já está contratado pela EDP. Esse é o objetivo do curso, além de fazer com que esses 90 dias de dedicação se transforme em renda para a família de vocês”, concluiu.

A formatura também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do diretor do CATE, Allan Mattos; do e do instrutor do SENAI, Demetrius Lobato; além dos familiares dos formandos, funcionários da EDP e do SENAI.  

Banco de Talentos

A EDP seleciona pessoas para participarem do curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica e aprenderem na prática os procedimentos e técnicas necessários para planejamento, execução, avaliação e inspeção de redes elétricas, entre outros. O curso é gratuito e realizado em parceria com o SENAI da região e a Prefeitura de Caraguatatuba. Ao término do curso de 480 horas/aulas, os alunos e alunas recebem o certificado do SENAI e permanecem cadastrados no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos para vagas efetivas.

Foto: Divulgação/PMC