A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) comemora nesta terça-feira (10) o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituído em 2009, por meio da Lei Federal n° 12.066.
Implantada em dezembro de 2022, a GCM de Caraguatatuba tem trabalhado em conjunto com as forças policiais no atendimento de ocorrências e, consequentemente, contribuído para diminuir os índices de criminalidade na cidade, aumentando assim a sensação de segurança junto à população.
Formada por 63 integrantes e contando com uma frota de sete viaturas e seis motos, a GCM, de janeiro a outubro de 2023, participou de cerca de 13.400 ações entre prisão de indivíduos, rondas escolares, bloqueios, flagrantes, rondas em pontos turísticos, ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, entre outras.
O superintendente da GCM, Cláudio Dias, cumprimenta todos os GCMs do Brasil e em especial aos GCMs de Caraguatatuba. “É uma turma precursora que está fazendo a diferença no cenário da segurança pública municipal. Orgulho e honra por comandar esta instituição que sem sombra de dúvidas, mesmo com pouco tempo de existência, marca presença no município como um divisor de águas no quesito segurança pública municipal. Que a GCM seja cada dia mais consciente da sua função constitucional, eficiente nas suas competências e fiel a sua vocação em servir a sociedade. E que o nosso lema ‘Protetor e amigo’ prevaleça sempre”, explica.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, parabeniza a GCM pela data e destaca que o município tem investido em segurança pública. “A criação da GCM foi um enorme passo no sentido de implantar mais segurança para a população”.
Aguilar Junior enumera os esforços por mais segurança: “Criamos a GCM, implantamos as câmeras de monitoramento, temos a Atividade Delegada e somos parceiros das Polícias Civil e Militar, seja com aluguéis, reformas de prédios, manutenção de veículos e apoios nas operações especiais e de verão. Juntando as forças de segurança, trabalhamos fortemente para diminuir os índices de criminalidade no município”, destaca.
10 de outubro na História da GCM
Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, foi criada em 13 de maio de 1809, a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, embrião da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, sua missão era de policiar a cidade em tempo integral.
Ao abdicar o trono, Dom Pedro I deixa seu filho, D. Pedro II, encarregado dos destinos do país. Neste momento conturbado, através da Regência Trina Provisória, em 14 de junho de 1831 é efetivamente criada com esta denominação em cada Distrito de Paz a Guarda Municipal, dividida em esquadras.
Em 18 de agosto de 1831, é publicada a lei que cria a Guarda Nacional, e extingue no mesmo ato as Guardas Municipais, sendo que no mesmo ano, em 10 de outubro, foram reorganizados e agregados ao Corpo de Guardas Municipais Permanentes, nova denominação da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia. Portanto, historicamente, a atual GCM em todo o país, completa 192 anos.
A atuação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes desde a sua criação foi motivo de destaque, conforme citação do Ex-Regente Feijó, que em 1839 dirigiu-se ao Senado, afirmando: “… ainda hoje dou muita importância à criação do Corpo Municipal Permanente; fui tão feliz na organização que dei, acertei tanto nas escolhas dos oficiais, que até hoje é esse corpo o modelo da obediência e disciplina, e a quem se deve a paz e a tranquilidade de que goza esta corte”.
Esta corporação teve em seus quadros vultos nacionais que souberam conduzi-la honrosamente, tendo como destaque o Major Luís Alves de Lima e Silva – “Duque de Caxias”, que foi nomeado Comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, em 18 de outubro de 1832. https://www.guardasmunicipais.com.br/historia/
Serviço
Guarda Civil Municipal
Endereço: Avenida Fernando Costa, 62, Sumaré, Caraguatatuba
Telefone: 153.
Foto: Divulgação/PMC