Para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado dia 10 de outubro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove no dia 17 de outubro (terça-feira), às 18h59, na Fundacc, palestra com o tema: Quem cuida da mente, cuida da vida, com o psicanalista Bento Augusto, idealizador do Instituto VOCÊ.
O objetivo da palestra é conscientizar a população sobre a importância de ter um olhar especial para saúde mental e combater os preconceitos que acompanham de quem desenvolve algum problema emocional e psicológico.
Segundo Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em junho de 2022, mostrou que, em 2019, um bilhão de pessoas viviam com transtornos mentais e, além disso, 15% dos adultos em idade laboral sofreram com algum transtorno mental.
A Secretaria de Saúde destaca que os Centros de Atenção Psicossocial de Caraguatatuba atendem cerca de 30 pessoas em acolhimentos diários que solicitam auxílio. “O medo, a ansiedade, a depressão (dor invisível), o uso abusivo de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas, tem trazido grandes danos a saúde da população”, explica a coordenadora da saúde mental, Cecília Piauí.
Cecília ainda explica que o objetivo do atendimento é orientar e cuidar para que pessoas, dentro de suas possibilidades, consigam retomar suas vidas com dignidade.
A palestra é aberta ao público, em especial aos profissionais de saúde e para participar é necessário se inscrever aqui.
Sobre o Instituto
O Instituto VOCÊ foi idealizado em 1996 por Bento Augusto, com o objetivo de levar o conhecimento de técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) ao maior número de pessoas, para que elas se beneficiem com os resultados do uso dessas ferramentas. Sua missão é trabalhar pela valorização do ser humano, seu desenvolvimento contínuo, relacionamento interpessoal, cidadania e eficiência, tendo em vista seu crescimento pessoal e profissional. O Instituto VOCÊ é uma empresa especializada em treinamentos e desenvolvimento humano – pessoal e profissional – baseada em quatro pilares: comunicação, autoestima, inteligência emocional e relacionamento interpessoal.
Foto: Divulgação/PMC