A quinta edição do Ilhabela Bird Week ocorreu entre os dias 18 e 24 de setembro, atingindo cerca de mil pessoas e oferecendo grande variedade de atividades ligadas ao birdwatching e contemplação da natureza.
A programação contou com passarinhadas, paineis com especialistas abordando diferentes assuntos, oficinas infantis, a exposição fotográfica Aves de Ilhabela e atividades voltadas a alunos da rede pública de ensino.
Cerca de 300 crianças de escolas de Ilhabela puderam participar de passarinhadas na Fazenda Engenho D’Água e de atividades lúdicas em sala de aula para conhecer mais sobre as mais de 390 espécies de aves do município.
A cidade recebeu visitantes de diferntes localidades, entre elas, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Mangaratiba, Monte Alegre, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Presidente Prudente, Pirassununga, Jacareí, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, além de moradores de Ilhabela.
Nas trilhas, os visitantes puderam fazer a observação de aves e aprender com especilistas sobre fotografia de natureza, bioacústica, beija-flores e até sobre corujas, anfíbios, insetos, plantas e répteis. Todas as passarinhadas partiram da Vila, os participantes embarcaram em jipes rumo à Mata Atlântica e ao Parque Estadual de Ilhabela, sempre acompanhados de guias de turismo ou monitores ambientais especializados em birdwatching.
O Ilhabela Bird Week contou ainda com duas saídas embarcadas, uma para Alcatrazes, com formadores de opinião do nicho da observação de aves e outra que abrangeu um roteiro experimental para observação de aves costeiras, incluindo o ilhote da Serraria, a Ilha dos Búzios e a da Vitória.
Nas oficinas infantis realizadas na Vila, as crianças puderam aprender mais sobre desenho de aves, confecção de bebedouros para beija-flores e de binóculos lúdicos, além de ter a oportunidade de conhecer e elucidar curiosidades sobre diferentes espécies de morcegos, animais que prestam serviços importantíssimos ao meio ambiente, polinizando as plantas.
Outra novidade foi a lojinha de artesanato, com peças ligadas à temática das aves. O espaço contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social e foi frequentado por todos que participaram do evento, que visitaram a exposição fotográfica ou que estavam de passagem pelo Centro.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Harry Finger, comentou sobre o Ilhabela Bird Week. “Foi sem dúvida um grande sucesso, tivemos mais de mil pessoas participando das atividades, que estavam focadas em promoção de Ilhabela como destino de observação de aves, qualificação de nosso trade de turismo e educação ambiental. Este evento se consolida cada vez mais e faz parte de uma série de ações que iniciamos em 2012 para trabalhar este importante nicho de turismo. Graças a este trabalho, hoje Ilhabela já é reconhecida como um importante local para a prática do birdwatching”, finaliza.