, , , ,

1º Simpósio de Surf Feminino da SPSurf em São Sebastião destaca atuação de mulheres na modalidade

O surf feminino conquistou maior visibilidade com a realização do 1º Simpósio de Surf Feminino da Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf), que ocorreu, no último sábado (30), no Teatro Municipal de São Sebastião.

Em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), da  Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), e da Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), o evento promoveu um encontro enriquecedor para surfistas, amantes do esporte e todos aqueles que vivem o surf feminino.

O Simpósio reuniu cerca de 150 pessoas e teve uma programação com palestras e debates, além de uma Feira de Surf Feminino, onde os participantes puderam conhecer produtos e marcas do segmento, e uma exposição fotográfica, exibindo momentos memoráveis e a evolução das mulheres no esporte ao longo dos anos.

A cerimônia de abertura começou com a emocionante chegada da Canoa Havaiana Feminina do Instituto São Sebá Va’a pelo Canal de São Sebastião, acompanhada pela surfista Tati Casória. Em seguida, foram realizadas palestras, que incluíram temas como associações de surf feminino, ministradas por Diolanda Vaz (ABSF) e Ana Carolina Moura (ASF). Posteriormente, a psicologia do surf foi abordada por Tatiana da Mata e Fabi Tuffi.

Durante o evento, também houve discussões sobre a nova geração do surf, com apresentações de Isabella Viola, Jade Lie Tanaka e Mayara Zampieri. Após o almoço, os treinadores do surf, incluindo Aline Alegro, Dalessa Carmona e Stael Martins, compartilharam seus conhecimentos. A tarde continuou com foco no surf para pessoas acima de 50 anos, com apresentações de Aline Abad, Angela Bauer, Katia Debianchi e Tati Casória.

Empreendedoras do surf, como Fafá Menezes (Viver, surfar, Amar), Maíra Pabst (jornalista e apresentadora) e Paty Marins (Surf House Girls), também compartilharam suas experiências.  O dia encerrou com uma cerimônia de encerramento, liderada por Cris Brosso do Projeto Corpo Oceânico, encerrando o evento de forma marcante.

A iniciativa foi liderada por Keiks Fornazari, diretora do Surf Feminino da SPSurf, que ficou feliz com a repercussão do evento e quão tocante foi a programação que mostrou o poder das mulheres dentro da modalidade.

“O evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. Foi um momento de muita união e validação da importância do surf feminino. Vi que as possibilidades são infinitas e percebemos o trabalho das mulheres empoderadas, recebendo o espaço que merecem para falar sem serem interrompidas sobre as suas experiências sobre esse esporte tão apaixonante”, disse Keiks.

Segundo o chefe da Divisão de Esportes Náuticos do município e atual presidente da ASSS, Frank Constâncio, a ideia é que São Sebastião receba a segunda edição do evento.

“O Simpósio foi perfeito e rico em conteúdo. Todas as palestras atraíram um número grande de ouvintes que puderam tirar dúvidas e conhecer ainda mais o universo e desenvolvimento do surf feminino. Para nós da prefeitura foi uma honra receber o 1º Simpósio de Surf Feminino da SPSurf”, completou Frank.