Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, o Festival de Futebol Maria Oliveira homenageou a saudosa moradora do Morro do Abrigo com um show de futebol, no domingo (17). Esta é a terceira edição do evento, que ocorreu no Campo de Futebol do Morro do Abrigo. Maria Oliveira era conhecida por seu engajamento em ações sociais do bairro.
A equipe da Amigas da Maria venceu por 4 a 1 Enseada, empatou com o time do Topo por 1 a 1 e se sagrou campeã por ser a representante do Festival. Mais quatro partidas agitaram o campeonato, a Escolinha do Glauber derrotou por 3 a 2 a Escolinha do Professor Cardim; na categoria Veterano 50tão, o Colinas perdeu para o Sato por 2 a 1; os Amigos do Rael empatou em 2 a 2 com a Matonense e na disputa por pênaltis a Matonense venceu por 3 a 2. Os Amigos da Maria 40tão perdeu por 3 a 1 para o Guaecá.
Nascida e criada em São Sebastião, dona Maria morreu em 14 de setembro de 2011, com 60 anos, vítima de leucemia. Conhecida como ‘Maria da Preta’, ela sempre foi tida como uma mulher batalhadora e que procurava ajudar as pessoas da sua comunidade.
Maria realizava ações sociais no Dia das Crianças com ajuda dos quatro filhos. Um deles, o caçula Wellington Oliveira decidiu homenagear a mãe organizando o Festival para enaltecer o legado da mãe.
“Costumava reunir o meu grupo de pagode para animar as festas que a minha mãe fazia. Sempre brincalhona e divertida, ela costumava pedir doações para realizar os eventos dela. Hoje, contamos com a filosofia de vida que ela nos passou para fazer essa singela homenagem”, conta Wellington.