O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, juntamente com secretários municipais, participou, nesta segunda-feira (11), de forma online, da reunião do Conselho de Secretariado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo governador Eduardo Leite.
A reunião contou também com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo. A passagem de um ciclone extratropical provocou alagamentos em 93 cidades, 46 mortes e o desabrigamento de 25 mil pessoas.
Segundo a Defesa Civil do RS, em boletim divulgado no domingo (10), foram 4.794 desabrigados e 20.490 desalojados. São 3.130 pessoas resgatadas, 340.918 afetados e 924 feridos.
Em sua participação na reunião, o prefeito Felipe Augusto reiterou que São Sebastião permanece solidária para com a população riograndense e compartilhou as experiências vividas pelo município, que há 200 dias também foi atingido por uma catástrofe que provocou a morte de 64 pessoas.
Felipe Augusto destacou ações desenvolvidas pela cidade, desde o socorro e acolhimento às vítimas até o processo de reconstrução da cidade. Reafirmou a grande importância da união de esforços entre os governos municipal, estadual e federal em casos de situação de calamidade.
O prefeito destacou a importância da resposta rápida do poder público, como ocorrido em São Sebastião e citou, entre outras ações, a agilidade na construção da Vila de Passagem, no bairro Topolândia, o abrigamento provisório em pousadas do município, em apartamentos na cidade vizinha de Bertioga, além da agilidade na construção de casas para atender as famílias, nos bairros Baleia Verde (518) e Maresias (186), que devem começar a ser entregues em outubro próximo.
Os representantes do governo do Estado que participaram da reunião também destacaram a importância da rapidez das respostas e a soma de esforços empreendida em São Sebastião.
Assim como o prefeito Felipe, mencionaram o êxito com a iniciativa da construção rápida da Vila de Passagem e da construção, em 180 dias, de casas para receber as famílias. Reiteraram também a importância da participação de todos os órgãos de fiscalização em todas as etapas das ações exigidas pela calamidade.
Representaram o governo do Estado na reunião: o Chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco; o coronel Henguel Ricardo Pereira como o novo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; e o secretário da Gerência de Apoio do Litoral Norte, André Porto.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, agradeceu o compartilhamento das experiências e o apoio dos representantes da Prefeitura de São Sebastião e do Governo do Estado de São Paulo. “Agradeço. São insights (percepções) muito importantes para situações futuras que teremos que lidar”.