A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião promoveu mais uma etapa da 8ª Jornada Pedagógica na última sexta (28). Com o tema “Para aprender a ler o mundo”, a iniciativa contemplou cerca de 1.500 professores, profissionais de apoio à inclusão e estagiários que aprovaram o novo formato da capacitação.
O evento é uma continuação da Jornada realizada em fevereiro e em abril deste ano, e ocorreu em um formato diferenciado, sendo desenvolvida nas escolas. O objetivo foi proporcionar aos professores opções diversificadas de formações, sendo mediadas por técnicos da SEDUC e convidados.
Ao todo, 15 oficinas e palestras ocorreram simultaneamente de Costa Sul a Costa Norte do município. Entre os assuntos abordados estão a ludicidade, teatro, musicalização infantil, saúde mental, roteiro histórico, aprendizagem experiencial, storytelling, espaço educativos inspirados em Reggio Emilia, protagonismo estudantil, psicologia escolar, Libras, serviços socioassistenciais, competências socioemocionais, compostagem e educação alimentar e nutricional.
Segundo a professora do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) da EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, Tatiana Trezza, a jornada foi um sucesso. “Eu adorei essa jornada, foi de uma forma diferente, dessa vez a gente escolheu o tema que a gente se interessava. E assim, fiquei impressionada com a diferença que essa proposta pode fazer na nossa prática, gostei demais”.
Para a professora de ciências Denise Jorge, da EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Soouza, de Maresias, o novo formato da jornada deixou uma impressão positiva. “Foi a melhor jornada pedagógica que eu assisti. Me realizei em todos os sentidos. Eu sinto que eu comecei esse semestre com os dois pés direitos, trabalhando aquilo que eu já estava na busca, de estar assim presente nas situações. E hoje foi uma aula de como praticar isso ainda mais, não só no nosso dia a dia, mas no nosso trabalho”.
A secretária da Educação, Marta Braz, comenta sobre o sucesso da ação. “Para o ano de 2023 planejamos uma Jornada Pedagógica descentralizada para promover a formação continuada, o diálogo e a troca de ideias que contribuirão para nossa prática pedagógica e temos recebido muitos feedbacks positivos desse novo formato”.