Os estudantes dos 9º anos da Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio e da E.M. Waldemar Belisário estiveram na Ilhabela Escola Técnica – ITEC nesta quinta-feira (22) para assistirem à palestra ministrada pela Marinha do Brasil sobre o Colégio Naval, uma alternativa ao Ensino Médio convencional.
Durante o encontro, o Capitão de Fragata André Luís Abreu Castelo Soares, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, explicou o processo de ingresso no Colégio Naval da Marinha, que oferece formação aos adolescentes de 15 a 18 anos, por meio de um processo seletivo criterioso.
“É uma satisfação estar na IETEC para falar com esses alunos sobre as oportunidades de ingresso na Marinha do Brasil. É muito importante discutir e falar mais sobre esse tema, pois a formação proporcionada pelo Colégio Naval é considerada uma das melhores disponíveis no Brasil”, destacou o Comandante Castelo.
A 1º Tenente Amanda Novaes, presente no evento, ressaltou que atualmente as meninas também têm a oportunidade de vivenciar essa educação na Marinha. A oficial lembrou que há algum tempo, essa oportunidade não era possível, já que apenas rapazes eram aceitos. “A Marinha do Brasil abriu oportunidades para as meninas ingressarem no colégio naval. O processo para entrar é anual e o colégio fica localizado em Angra dos Reis (RJ). Deixo aqui meu convite para as meninas. É uma carreira linda que precisam conhecer.”
A palestra despertou entusiasmo nos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade em relação à possibilidade de ingressar na Marinha. A aluna Laura Santos Siqueira, da E.C.M. Major Olímpio, foi uma delas. “Foi muito bom conhecer essa possibilidade de Ensino Médio. Fiquei muito interessada em descobrir mais sobre o Colégio Naval, entender melhor como é a rotina dos alunos e conhecer os detalhes, pois normalmente não temos acesso a essas informações de maneira aberta.”
Para ampliar o alcance dessa importante informação, a Secretaria de Educação levará a palestra da Marinha para outros alunos no auditório do Paço Municipal, no dia 27 de junho. “Nós, da Secretaria de Educação, estamos empenhados em oferecer aos nossos jovens oportunidades diversas, guiando-os em direção a um futuro promissor. Essa foi a primeira palestra e em breve vamos apresentar a esses estudantes outras opções”, finalizou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.