A Polícia Municipal de São Sebastião identificou, na terça-feira (30), um veículo com suspeita de ser clonado trafegando pelas ruas de Boiçucanga, na Costa Sul. O agente chegou ao carro, um Hyundai/Creta, após ser acionado pelo Centro de Operações Integradas (COI) tão logo ele passou pela câmera com tecnologia OCR, também conhecida por ‘Muralha Eletrônica’.
Conforme o boletim de ocorrência registrado, já no dia 20 de maio o veículo foi visto trafegando no município e quase no mesmo horário também estava em Guararema, fato que alertou o sistema do COI e o carro ficou cadastrado.
Ontem, quando ele passou pela muralha, houve novo alerta e os policiais municipais foram acionados para irem até o local e localizaram o veículo pela Rua Hilarião C. Matos, em Boiçucanga, na Costa Sul, onde foi feita a abordagem.
Em um primeiro momento, o motorista T.M.S., teria dito que o carro era de um amigo conhecido por ‘Diogo’, que morava em Guarujá, na Baixada Santista, e que havia emprestado o carro para que pudesse levar uma espreguiçadeira para fazer o reparo.
Ele e o veículo foram levados para a Delegacia de Boiçucanga onde foi feito o registro pelo delegado de plantão. Em depoimento, ele falou que havia comprado o carro desse amigo, de forma parcelada e que depois faria a transferência do documento para o seu nome. O veículo ficou apreendido.
Tecnologia a favor da segurança
As câmeras OCR (Optical Character Recognition) reconhecem caracteres a partir de uma imagem captada (no caso, detecta uma placa de veículo e “lê” seus caracteres).
Em seguida, as informações recolhidas são transmitidas ao Sistema Muralha que, por sua vez, faz uma varredura na base de dados do Sistema Córtex da Secretaria de Operações Integradas, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os dados de retorno são analisados pelos agentes do COI que, a depender da informação, direciona as Polícias Municipal, Militar e Civil, que tomam as suas devidas providências.